Residência Santa Elena / Semillas

Residência Santa Elena / Semillas - Fotografia de Interiores, Madeira, PortaResidência Santa Elena / Semillas - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, ConcretoResidência Santa Elena / Semillas - Fotografia de ExteriorResidência Santa Elena / Semillas - Fotografia de Interiores, CamaResidência Santa Elena / Semillas - Mais Imagens+ 17

San Martín de Pangoa, Peru
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  130
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2019
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Aceros Arequipa, Cemento INKA, Glaze, IKO, NEMATSA
  • Arquitetos Responsáveis: Marta Maccaglia, Giulia Perri
  • Arquitetos Colaboradores : Elena Parnisari (Cps – comunità promozione sviluppo)
  • Colaboração : Centro Poblado Santa Elena, Municipalidad Distrital de Pangoa, Municipalidad Provincial de Satipo, APAFA Politecnico Santa Elena.
  • Gestão Comunitária: Edmundo Curo Valencia, Antonio Cano Haro
  • Engenharia: Carlos Barreda
  • Construção: Javier García Paucar, Elías Martínez Ramos, Wilson Vera Martinez
  • Financiamento: 8x1000 Chiesa Valdese, CPS - Comunitá Promozione Sviluppo
  • Cidade: San Martín de Pangoa
  • País: Peru
Mais informaçõesMenos informações
Residência Santa Elena / Semillas - Fotografia de Exterior, Concreto
© Eleazar Cuadros

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência está localizada no centro da cidade de Santa Elena, em uma área rural do Peru.

Residência Santa Elena / Semillas - Fotografia de Interiores, Escada, Tijolo, Concreto
© Eleazar Cuadros
Residência Santa Elena / Semillas - Imagem 17 de 22
Planta
Residência Santa Elena / Semillas - Fotografia de Interiores, Viga
© Eleazar Cuadros

A partir de 2015, após a construção da escola secundária, localizada em um ponto estratégico da região, a educação passou a ser acessível à 16 comunidades do entorno, gerando um aumento no número de alunos. No entanto, as poucas e difíceis vias de acesso obrigavam os alunos a caminhar de 2 a 5 horas para chegar à escola enfrentando estradas longas e perigosas.

Residência Santa Elena / Semillas - Fotografia de Interiores, Madeira, Porta
© Eleazar Cuadros

Para solucionar provisoriamente o problema, a comunidade construiu quartos para abrigar alunos e professores, sem respeitar as condições mínimas de higiene e segurança. Diante deste cenário, foram iniciadas as etapas para a construção da "residência Santa Elena", que se tornou realidade no final de 2019.

Residência Santa Elena / Semillas - Fotografia de Interiores, Cama
© Eleazar Cuadros
Residência Santa Elena / Semillas - Fotografia de Interiores, Armário, Madeira, Prateleira, Viga
© Eleazar Cuadros

A residência abriga 24 alunos e 4 professores possibilitando ainda a expansão nos próximos anos. O projeto foi realizado por meio de um processo de participação ativa da comunidade.

O projeto se configura a partir de 3 macro-áreas funcionais: escola, residência e áreas externas que se unem para formar um projeto integral. Na escola existente, identificam-se os espaços de uso comum como a cozinha e a sala polivalente adaptada a diferentes utilizações como a sala de jantar e a sala de convívio. Por outro lado, a residência possui uma área de dormitório e instalações sanitárias. Por fim, as áreas exteriores são compostas pela área esportiva e pela área de cultivo.

Residência Santa Elena / Semillas - Fotografia de Interiores, Viga
© Eleazar Cuadros

O volume da residência está posicionado em "L" na parte oeste do terreno, formando dois pavilhões de dormitórios, divididos na parte central pelos serviços de higiene e com saída para a área externa destinada à lavanderia.

Residência Santa Elena / Semillas - Fotografia de Interiores, Dormitório, Madeira
© Eleazar Cuadros
Residência Santa Elena / Semillas - Imagem 20 de 22
Corte bioclimático
Residência Santa Elena / Semillas - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga
© Eleazar Cuadros

O projeto arquitetônico e estrutural é sistêmico e modular, em antecipação a futuras expansões. A base da edificação é uma plataforma de fundação elevada a 35 cm do nível do jardim. O projeto é constituído, portanto, por uma estrutura de madeira com uma cobertura leve de OSB revestida com telha asfáltica e módulos mínimos habitáveis ​​- as cabines - cujas paredes de OSB dividem e definem o espaço.

Residência Santa Elena / Semillas - Imagem 15 de 22
© Eleazar Cuadros

O espaço está organizado em 3 dormitórios com 8 camas para alunos e 2 dormitórios com 2 camas para professores. Cada cabine se abre para a área comum da sala e uma porta deslizante a conecta ao corredor. O corredor está equipado com mesas e cadeiras, tornando-se um prolongamento da sala e um espaço de convívio comum. Este sistema versátil oferece diferentes níveis de privacidade: do individual ao coletivo.

Residência Santa Elena / Semillas - Fotografia de Exterior
© Eleazar Cuadros

O projeto segue princípios bioclimáticos para garantir o conforto ambiental. A ventilação natural constante é garantida pelo uso de telas mosquiteiras fixas e grandes fachadas transparentes que podem ser abertas conforme necessário. Além disso, este sistema aproveita a energia solar para a iluminação e aquecimento dos quartos. O consumo energético da edificação é, portanto, quase zero, exceto para a iluminação noturna.

O projeto integra as funções de escola e residência, buscando promover espaços saudáveis ​​e de encontro para toda a comunidade.

Residência Santa Elena / Semillas - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada
© Eleazar Cuadros

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Centro Poblado Santa Elena, San Martin de Pangoa, Junín. Peru

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Santa Elena / Semillas" [Residencia Santa Elena / Semillas] 16 Ago 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/945731/residencia-santa-elena-semillas> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.